Fizemos uma enquete no LinkedIn, perguntando sobre a recuperação de calor de purga das caldeiras, uma das opções da enquete era “me conta mais sobre isso”, e essa opção foi a mais votada com 38%, por esse motivo decidimos escrever um breve artigo sobre o tema.

Enquete
Resultado da enquete feita no nosso LinkedIn

No aquecimento da água da caldeira para gerar o vapor necessário aos processos industriais, utiliza-se uma grande quantidade e variedade de combustíveis, a temperatura de aquecimento necessária irá depender da pressão da caldeira, pois quanto maior a pressão da caldeira, maior será a necessidade de aumento de temperatura para a geração de vapor.

O combustível utilizado irá depender do segmento da indústria, podendo utilizar, lenha, gás natural, óleos BPF, cavaco de lenha, briquete, bagaço de cana entre outros.

Os custos dos combustíveis são extremamente consideráveis, em alguns segmentos o próprio processo gera o combustível, como é o caso das usinas de Açúcar e Etanol, onde no processo de extração do caldo da cana de açúcar é obtido o bagaço e este é utilizado na queima da fornalha das caldeiras, antigamente esse bagaço era abundante, porém hoje não é mais uma realidade na maioria das usinas, pois mesmo sendo um combustível gerado internamente, este tem um valor considerável, devido a demanda atual com o aumento das  estações de cogeração de energia das usinas.

A maioria dos processos industriais não tem esse privilégio de gerar o próprio combustível, este é o caso de Laticínios, Frigoríficos, Curtumes, Indústrias Alimentícias entre outros. Para esses segmentos os custos de combustíveis são ainda mais impactantes, por isso qualquer forma de economizar combustível é bem vista e importante.

Agora o que a purga da caldeira tem a ver com isso?

Para manter o controle do tratamento de águas das caldeiras é necessária uma frequência de renovação de água e esta é feita na forma de descargas, que é conhecido como purga das caldeiras, podendo ser purga de superfície ou purga de fundo. A frequência de purga dependerá do controle necessário e qualidade de água do sistema.

A água que é descartada na purga das caldeiras está em temperatura elevadíssima, pois é uma água que está saindo de dentro de uma caldeira, não importa a pressão, sairá uma água com grande quantidade de energia. Nesse caso podemos aproveitar essa temperatura da purga antes de descartar a água para o efluente, sei que para alguns isso vai parecer óbvio, se você trabalhar com caldeiras de alta pressão, porém veja que na nossa enquete a maioria das pessoas não é familiarizado com essa possibilidade, principalmente para empresas que trabalham com caldeiras de baixa pressão, é comum as caldeiras não terem sistema de recuperação de calor de purga e essa energia ser descartada diretamente para os efluentes.

Agora como economizar esse calor na prática?

Os dois métodos mais utilizados para a recuperação do calor de purga é a instalação de um tanque de flash e ou um trocador de calor.

O tanque de flash utilizado para recuperação irá direcionar o vapor de flash para o tanque de alimentação da caldeira, para auxiliar no aquecimento de água de alimentação.

O trocador de calor pode ser instalado, trocando calor com a água de alimentação da caldeira, pré-aquecendo essa água, diminuindo a necessidade de combustível para o aquecimento da água antes de entrar na caldeira.

Trocador de calor
Trocador de calor

Esse tipo de projeto tem retornos altamente expressivos, realmente são impactantes e interessantes para as indústrias, gerando economia para o setor de utilidades. Sugerimos que você verifique se na sua indústria tem esse tipo de projeto e se não tiver, verifique a possibilidade de implementar, pois será muito bem vindo para a empresa.

Preparamos um curso completo sobre o tema

Aprenda Tratamento de Águas de Caldeiras e Torres de Resfriamento

Nesse curso iremos abordar os conceitos, funcionamento e as boas práticas para uma estação de tratamento de águas de Caldeiras de baixa, média e alta pressão e Torres de Resfriamento.
A Caldeira é o coração da indústria e a Torre de resfriamento é fundamental para um bom funcionamento do processo produtivo onde necessita de retirada de calor.