Um dos itens mais preocupantes e que devem ser rigidamente controlados no tratamento de sistema de resfriamento é a corrosão.

Veja que estamos falando do sistema de resfriamento e não somente a torre de resfriamento, isso porque o sistema é composto por muitos outros dispositivos, temos também linhas de tubulação, bombas, válvulas, trocadores de calor dos mais variados tipos de configuração e metalurgia.

Quando é dimensionado um tratamento para o sistema de resfriamento, deve-se levar em consideração o início de operação de um sistema novo ou o retorno de um sistema que estava parado a algum tempo, seja por manutenção, entressafra e outro motivo qualquer.

Os inibidores de corrosão para o tratamento de água de resfriamento, de forma geral, atuam formando películas protetoras na superfície dos metais, quando essas películas estão formadas, dizemos que o sistema está passivado.

 Se o sistema ficou parado por muito tempo, a metalurgia do sistema voltará a ficar exposta, sem a proteção anticorrosiva que é efetuada por produtos químicos para esse fim, por isso, no retorno de operação do sistema deve-se seguir com o processo que chamamos de passivação, que nada mais é do que um processo de recompor rapidamente essa camada protetiva a fim de melhorar a proteção anticorrosiva do todo o sistema.

A passivação rápida, em alguns lugares chamado de pré passivação, consiste em promover uma alta dosagem do inibidor de corrosão que foi escolhido adequadamente para o sistema por algumas horas, em condições controladas.

Eu disse anteriormente em escolhido adequadamente, pois a empresa tratadora de água irá avaliar a qualidade da água, metalurgias, temperatura entre outros fatores para indicar qual será o melhor produto a ser utilizado para este fim, pois isso varia de Indústria para Indústria.

Lembrando que esse processo em alguns casos pode ser necessário com o sistema em operação, quando notado que houve alguma contaminação que impacte no tratamento anticorrosivo do sistema, por exemplo, uma queda brusca de pH ou algum vazamento de produto do processo industrial.

Superfície NÃO passivada e Superfície Passivada
Superfície NÃO passivada | Superfície Passivada

Durante a operação do sistema deve-se avaliar a eficácia do tratamento anticorrosivo com cupons de corrosão instalados no sistema de resfriamento.

Cupons de corrosão, a metalurgia deve ser similar a existente no sistema tratado.

Seja rígido no controle do sistema, o custo de um programa de tratamento adequado é ínfimo quando comparado a manutenção, paradas e troca de equipamentos.

Preparamos um curso completo sobre o tema

Aprenda Tratamento de Águas de Caldeiras e Torres de Resfriamento

Nesse curso iremos abordar os conceitos, funcionamento e as boas práticas para uma estação de tratamento de águas de Caldeiras de baixa, média e alta pressão e Torres de Resfriamento.
A Caldeira é o coração da indústria e a Torre de resfriamento é fundamental para um bom funcionamento do processo produtivo onde necessita de retirada de calor.