A água é a principal “insumo” para a maioria das Indústrias. No meio Industrial a água é responsável pela indústria funcionar ou parar, isso porque a água é responsável por manter o funcionamento de vários setores. Como por exemplo: A Caldeira que gera vapor para uma indústria inteira utilizar da energia do vapor ou a água que é utilizada para os sistemas de resfriamento que controlam a temperatura do processo produtivo, além da água que é usada diretamente para lavar a matéria prima ou incorporar no produto final, como é o caso dos refrigerantes e cervejas.
Não é somente captar a água do rio ou poço e utilizar na indústria, em cada etapa ou para cada tipo de uso, deve-se levar em consideração o tratamento específico que deverá ocorrer. Por exemplo: uma caldeira necessita de tratamento para evitar a corrosão interna e incrustação, ou uma água que será utilizada na incorporação de um refrigerante, esta, necessita estar dentro das normas de potabilidade, para isso todas as pessoas envolvidas na indústrias necessitam ter conhecimento básico sobre o tratamento de águas, pois os desvios no tratamento gera prejuízos de milhões de reais, tanto com equipamento depreciados, como por paradas de produção, muitas empresas que tem apenas uma hora de produção parada pode chegar e milhares de reais, agora imagina um dia inteiro parado por falta de água ou por que a caldeira parou devido a um tubo furado por falta de tratamento adequado.
Devemos lembrar que grande parte da água que é utilizada, pode gerar efluentes ou seja água de descarte, que também necessita de tratamento adequado para ser novamente devolvida ao meio ambiente, e caso ocorra o mau uso dos equipamentos e produtos do tratamento de efluente, podem gerar grande prejuízo para a empresa por excesso de custos com insumos de tratamento de efluente, além do desvio do tratamento podendo gerar danos ambientais que além de prejudicar o meio ambiente pode gerar multas de valores elevados para as empresas.
Imagine that you have just developed two brand new products. Product one has great signs of possible product-market fit based on customer interviews and the validation experiments data. Yet, you have no marketing budget for it. Product two is not validated at all, but you have a big marketing budget for it. Which product would you bet on?
Podemos dividir o Tratamento de águas em 4 principais grupos e a partir deles teremos várias ramificações.
1 • E.T.A (Estação de Tratamento de Águas); responsável por adequar a qualidade de água que será utilizada na indústria para uso industrial e consumo humano.
Exemplo: A água é captada de um rio e tratada na estação deixando dentro dos padrões especificados para o uso na indústria.
2 • E.T.E. (Estação de Tratamento de Efluentes): Responsável por adequar a qualidade de toda a água que é descartada pela indústria, fazendo com que a água possa ser novamente devolvida ao meio ambiente dentro das normas especificadas, podendo também, em alguns casos adequar a água para ser reutilizada em alguns setores na indústria.
Exemplo: A água que é utilizada em um frigorífico está carregada de gorduras, sangue, produtos químicos, e isso é necessário ser retirado da água para ser descartada ou reutilizada.
3 • Caldeiras (Geração de Vapor): Responsável por fornecer calor para as indústrias usarem no processo produtivo, considerada o coração da indústria, pois sem a caldeira vários processos produtivos param junto.
Exemplo: O vapor que aquece um evaporador usado para concentrar leite, um concentrador de suco que irá gerar o suco concentrado, uma turbina para gerar energia elétrica, até em hospitais têm caldeira para gerar vapor para o processo de lavanderia de roupas.
4 • Sistemas de Resfriamento (Torres de Resfriamento): Responsável por controlar a temperatura dos processos produtivos na indústria, o sistema de resfriamento com deficiência irá acarretar uma queda na qualidade ou queda de produção.
Exemplo: Muitos processos produtivos necessitam controlar a temperatura para que o produto seja produzido de forma eficiente, um condensador de álcool, que resfria o vapor de álcool para a forma líquida, um óleo hidráulico que está trabalhando necessita ser resfriado para manter o funcionamento adequado, um sistema de resfriamento de ar condicionado.