Muitas Indústrias e Municípios que são abastecidos por água de superfície (Rios, lagos), necessitam de uma estação de tratamento de água para adequar a qualidade da água para consumo na indústria ou consumo humano.
Uma estação de tratamento de águas (E.T.A) convencional é composta por várias etapas, como, coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção da água.
Muitas pessoas só conhecem esse tipo de sistema, porém em determinadas situações o sistema pode ser substituído por uma E.T.A a partir de membranas de Ultrafiltração.
A Ultrafiltração é um processo de separação por membranas, altamente eficiente e estável para remoção de partículas finas, sólidos suspensos, materiais coloidais, patógenos e componentes de baixo peso molecular que podem ser utilizados para tratamento de águas industriais, municipais, além de reuso de efluentes.
É um sistema muito diferente de uma E.T.A convencional, um exemplo é a estabilidade na qualidade de água tratada, pois por ser uma barreira física, tem mais “tolerância” a oscilação de qualidade de água afluente, mantendo alta qualidade no permeado final.
Os principais benefícios de uma estação de U.F. quando comparado com um sistema convencional são:
- Projetos com espaço reduzido.
- Alta qualidade do permeado, com turbidez <0,2NTU e SDI <3;
- Redução no uso de produtos químicos;
- Menor geração de lodo;
- Capacidade de aumentar a produção com inserção de novos módulos, sem necessitar de grandes obras civis.
- Estabilidade operacional: Em uma estação convencional o operador deve estar atento às oscilações da água afluente, pois é necessário efetuar ajustes rápidos para evitar desvios na qualidade de água final, já na UF isso é mais estável.
- Mais seguro na remoção de vírus e bactérias, por ser uma barreira física.
- Operação automática.
Existem várias empresas no mercado que fornecem esse tipo de sistema e atendimento técnico, caso necessite, essas empresas especializadas poderão efetuar o estudo de viabilidade para indicar se é viável ou não para cada tipo de indústria, cidade ou região, pois a qualidade varia muito de um lugar para outro, sendo necessário estudo técnico adequado e como todo sistema, existe limitantes para o uso da tecnologia que precisam ser avaliados;
Nossa ideia nesse “post” não é indicar empresas e sim para falar da tecnologia, conforme o questionamento efetuado, onde foi perguntado se é possível substituir uma E.T.A. convencional por UF, a resposta é sim, mas não somente substituída, pode ser somada a um “retrofit” de unidades já existentes.
Avalie a melhor relação custo/benefício para sua empresa ou município, levando em conta possível necessidade de aumento da produção no caso da uma indústria ou da população no caso de um município, pois esses projetos são de custos elevados e precisam já estar pré dimensionados para necessidade de aumento de produção de água no futuro.